quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rádio - Enquanto For Bom Dia!


Rádio - Enquanto For Bom Dia!

Pedro Castelo foi uma das vozes do célebre programa “Em Órbita” no seu primeiro ano de existência, mas seria no início dos anos setenta, através do programa “Enquanto For Bom Dia!”, emitido na Rádio Renascença, que o descobri, indo a emissão para o ar a partir das 10h até ao meio-dia e tendo na sua agradável companhia a Dora Maria, fazendo uma dupla que nos proporcionava uma excelente selecção musical, que nos captava a atenção ao mesmo tempo que muitas vezes nos fazia sorrir, tal era a empatia que era estabelecida com o ouvinte, recordo-me até de quando chegávamos ao liceu, as aulas eram de tarde, de falarmos do programa.

Léo Ferré
(1916 - 1993)

Embora fosse possível escutar todo o género de música no “Enquanto For Bom Dia”, dentro dessa esfera musical a que poderemos chamar o bom gosto, recordo-me muito em especial deste programa, porque foi nele que descobri a música francesa e principalmente esse nome incontornável chamado Leo Ferré que, tal como com Jacques Brel, me levou a adquirir os dois primeiros LPs oriundos de terras de França, em plena idade do rock: “La Solitude” e “Ne Me Quitte Pas”. Curiosamente neste tempo em que o universo vive debaixo da ditadura do politicamente correcto, tive conhecimento através de um excelente programa dedicado a Jacques Brel, da história da canção “Ne Me Quitte Pas” e a quem ela foi dedicada, algo que me deixou um pouco indiferente, porque o que me interessa é que se trata de uma das mais belas canções de amor.

Por ter sido no “Enquanto For Bom Dia!” que descobri, em doses certas, Jean Ferrat, Leo Ferré, Maxime Le Forestier, Jacques Brel, Herbert Pagani, Serge Reggiani, George Moustaki, George Brassens e Charles Aznavour aqui deixo o meu obrigado.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Era na Rádio Renascença entre as 10h00 e as 12hoo que o Pedro Castelo e a Dora Maria nos alegravam as manhºas, sempre com boa música e uns comentários entre os dois que deliciava o ouvinte. Muitas vezes quando íamos para o liceu falávamos no que tinha acontecido no programa!

    ResponderEliminar