terça-feira, 16 de abril de 2024

Rádio - Quando o Telefone Toca!


Rádio - Quando o Telefone Toca!

Em meados dos anos 60 e início de 70, do século passado, “Quando o Telefone Toca” era um dos programas de rádio mais populares que iam para o ar e teve em Matos Maia a voz mais conhecida e ainda me recordo de escutar os ouvintes a dizerem “senhor Matos Maia posso dizer a frase?” e depois lá vinha a frase, que era sempre de teor publicitário a um produto e por fim pedia-se o disco. Tudo isto não era feito em directo, já que os ouvintes eram informados anteriormente que a partir de um determinado momento, tinham meia hora para fazerem os pedidos, ligando para o número de telefone da estação de rádio e após esse tempo a emissão era alinhada e ia para o ar, reflectindo o gosto popular.

Durante anos, na minha infância, acompanhei a minha avó a ouvir este programa radiofónico e um dia ela desafiou-me a telefonar e pedir um disco. Nessa época já andava na “escola do rock” e assim fiz e após me ter engasgado a dizer a frase, decidi pedir o “Positive Vibrations” dos Ten Years After, para agitar o auditório, embora fosse uma balada do Alvin Lee. Matos Maia, sempre simpático, deu-me os parabéns pela escolha, já não me recordo bem do que disse, mas que iria agitar o auditório, era uma verdade!

Matos Maia
(1931 - 2005)

O rosto radiofónico deste programa, possivelmente um dos mais marcantes em termos de memória de diversas gerações, teve em Matos Maia o seu maior dinamizador e recordo-me bem da simpatia com que ele falava com os ouvintes e nunca é demais recordar que este homem, que tirou o curso de realização na BBC em 1966, dirigiu na rádio dois folhetins baseados nos romances “A Queda de Um Anjo” de Camilo Castelo Branco e “Quando os Lobos Uivam” de Aquilino Ribeiro e no ano em que eu nasci, fez na rádio a emissão de “A Guerra dos Mundos” de H. G. Wells e, como não podia deixar de ser, a emissão foi interrompida e ele detido pela polícia, sendo levado para o Governo Civil, onde esteve numa cela durante três horas… na verdade os Marcianos também apoquentavam o “Botas”!


Para terminar, gostaria de vos dizer que só muito raramente o pedido do ouvinte não era satisfeito, sendo então sugerida outra música da mesma área ou pelo mesmo intérprete, por Matos Maia, sempre numa agradável e saudável conversa, que nos deixou um conjunto de livros bem interessantes sobre esse fabuloso meio de comunicação que é a Rádio!

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Posso dizer a frase senhor Matos Maia! Era assim o "Quando o Telefone Toca" em que o ouvinte fazia o programa depois de repetir uma frase publicitária que era dada umas horas antes deste ir para o ar. Tive o gosto de um dia conseguir ligação e depois de ter sido ajudado por Matos Maia a dizer a frase, pedi para escutar o "Positive Vibrations" dos Ten Years After!

    ResponderEliminar