domingo, 14 de abril de 2024

Rádio - Fórum!


Rádio - Fórum!

Quando a emissão do saudoso “Em Órbita” passou a ter apenas uma hora de emissão, na Radio Comercial, surgiu o programa “Forum” das 20h00 às 22h00, da responsabilidade de Jorge Lopes, que se irá tornar como o programa “Em Órbita”, uma referência nos meus gostos musicais, porque me deu a descobrir a música da editora ECM Records.

Mas demos um salto no tempo para contar uma história simples: para a Paula o Jorge Lopes é a voz incontornável do atletismo, o homem por quem uma geração de comentadores e jornalistas desportivos possui uma enorme admiração e que infelizmente já nos deixou. Para mim será sempre a pessoa que me deu a conhecer a música da editora ECM Records de Manfred Eicher. Mas como era delineado o programa “Forum”?

Jorge Lopes

A primeira meia-hora, ou seja até às 20h30 era dedicado à Música Popular Brasileira e na hora seguinte ao rock, sendo depois a última meia-hora ocupada com o jazz, excepto um dia por semana, em que era retransmitido o genial programa de Antropologia Cultural “O Homem no Tempo” da autoria de João Sousa Monteiro e João David Nunes, do qual falarei em breve. E seria nessa meia hora final que vim a descobrir os nomes e a música de Keith Jarrett, Jan Garbarek, Eberhard Weber, Ralph Towner entre outros e recordo-me perfeitamente das emissões em que foram passados os célebres “Sun Bear Concerts” de Keith Jarrett, na então edição de vinil, de dez LPS, um lado de um dos discos por semana e eu a gravar nas célebres cassetes-audio! Já o álbum "Luminessence" da dupla Keith Jarrett/Jan Garbarek era um dos mais passados na última meia-hora do programa.

Obrigado Jorge Lopes por me teres dado a conhecer a mais bela música depois do silêncio.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. O programa "Fórum" era transmitido no FM eentre as 20h00 e as 22h00 e a primeira meia-hora era preenchida com música brasileira e depois tinhamos uma hora de rock/folk para a última meia-hora ser preenchido com jazz da editora ECM Records que na época eram poucos os que conheciam. Foi aqui que me apaixonei pela música desta editora alemã.

    ResponderEliminar