quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rádio - A Memória dos Noticiários no FM


A Memória dos Noticiários no FM!

Outra das minhas memórias da rádio, desses longínquos anos setenta, são os noticiários, especialmente na Radio Renascença, onde o noticiário que surgia no ar às 19 horas e se estendia até às 19h30, era de uma enorme qualidade, feito por uma numerosa equipa, que nos dava uma informação rigorosa e por vezes temida pelo poder então vigente. Recordo que quando terminava este serviço noticioso surgia o “Página Um” até às 21horas.

Leite de Vasconcelos
RR/FM
24/05/1974

Nunca mais me esqueci de uma emissão feita por estes fantásticos jornalistas da RR, que acompanhei ao longo da madrugada, aquando do golpe de estado no Chile levado a cabo por Augusto Pinochet, que me manteve acordado a noite toda seguindo os tristes e sangrentos acontecimentos.

O outro canal onde era ouvinte atento das notícias encontrava-se precisamente no Radio Clube Português, onde a informação era também de uma enorme qualidade, nesses anos charneira da década de setenta e onde será sempre de recordar esse dia 25 de Abril de 1974 em que me ligaram para casa às seis da manhã, pessoa amiga, a avisar, que os militares estavam na rua! E nesse dia estive “agarrado” às notícias do Radio Clube Português, numa emissão que como muitos devem estar recordados, fez história na nossa rádio e no país.

Joaquim Furtado
RCP/OM-FM
25/04/1974

Ao escrever estas minhas memórias da rádio não podia deixar de referir estas duas estações de rádio, Rádio Renascença/FM e Rádio Clube Português/FM, que para mim eram sinónimo de excelente e rigorosa informação.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário