segunda-feira, 1 de abril de 2024

Os Dias da Rádio!


Os Dias da Rádio!

Eram os dias da Rádio e a minha aventura a escutar a rádio iniciou-se ainda com a idade de um dígito e um transístor amarelo de 5 x 10 cm e a célebre banana para colocar no ouvido, para não incomodar terceiros, ao contrário do que sucede nos dias de hoje nos transportes públicos. E se nesse tempo apenas tinha a Onda Média, no dia em que entrou em casa um rádio com FM e gira-discos incluído, prenda da ida para o Liceu, descobri um universo do qual nunca mais me esqueci, tal como o nome dos homens que faziam essas emissões: Jaime Fernandes, João David Nunes, Jorge Gil, Cândido Mota, Jorge Lopes, Fernando Quinas, Rui Morrison, António Sérgio, José Nuno Martins, José Duarte, José Corte Real, Pedro Castelo e José Manuel Nunes, só para referir alguns dos nomes que me ficaram na memória.

Jaime Fernandes, Artur Agostinho e João David Nunes

Depois temos os programas e duas estações em particular: Rádio Renascença e Rádio Clube Português, que mais tarde iria dar origem à Rádio Comercial. E a razão de estar a falar neles deve-se a um dia destes, ao estar a fazer zapping, “apanhar” precisamente uma entrevista que Júlio Isidro estava a fazer ao saudoso Jaime Fernandes, essa voz inconfundível da nossa rádio e que ali contava a história da sua vida, que terminava por se confundir com a história da própria rádio em Portugal.

António Sérgio
(1950 - 2009)

Decididamente o meu gosto musical foi feito por esses homens da rádio nessa distante década de setenta do século xx, que expandiu para sempre os meus horizontes musicais.

José Manuel Nunes

Vem-me à memória programas como o “Dois Pontos” em que gravávamos álbuns inteiros nas “K7” ou a descoberta da música barroca tocada em instrumentos da época no programa “Em Orbita” do Jorge Gil e com locução do Cândido Mota, que marcou o meu gosto pela Música Antiga.

Jaime Fernandes
(1947 - 2016)

O Jorge Lopes, com um programa “Forum”, que ía para o ar entre as 20 e as 22 horas, sendo a última meia-hora dedicada a divulgar o jazz da editora alemã ECM Records, que na época nos levava até à Dargil para comprar os Álbuns.

Fernando Quinas
(1946 - 2018)

O programa “Clube à Gô-Gô” com indicativo dos Kraftwerk retirado do álbum “Autobahn” e por onde passava todo o género de música, de Nat King Cole, a Wim Mertens, de Edgar Froese aos The Doors, de Tony Bennett a Leo Ferré, com locução de Fernando Quinas, João David Nunes e outros.

José Nuno Martins

“Os Cantores da Rádio” do José Nunes Martins, que me deu a conhecer um universo até então desconhecido da MPB, tal como iria suceder com o “Counstry & Western” trazido pela mão de Jaime Fernandes, no seu maravilhoso “Música da América”; os imortais “Cinco Minutos de Jazz” do José Duarte, no interior da 23ª hora.

Jorge Gil
(1943 - 2016)

O mais que célebre “Página Um” do José Manuel Nunes onde navegava José Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco entre outros e depois ficava a “pão e água” ou seja a censura calava a emissão e só se escutava música clássica.

José Duarte
(1938 - 2023)

Aqui ficam estas minhas memórias da rádio que escutava na infância e adolescência e depois já em adulto, falando em concreto de cada um destes e outros programas, mas não posso deixar de referir nesta introdução o programa “O Homem no Tempo” de João de Sousa Monteiro e João David Nunes, um caso de genialidade na forma de fazer rádio. O meu obrigado, caros amigos, pelo gosto musical que me transmitiram.

Nota: Fotografia da equipa do programa de rádio "Em Órbita" dos anos 60, no topo do post!

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Iniciamos por aqui uma viagem pelos programas de rádio que marcaram o meu gosto musical, estávamos nos anos setenta , essa década que mudou o nosso país e com ela a música que se escutava na rádio. Aqui ficam alguns dos programas de que mais gostava, recordando também os seus autores.

    ResponderEliminar